sexta-feira, 28 de novembro de 2014

valeu zumbi!?

Acredite!
num passado recente se estivéssemos parados eramos suspeitos se correndo a polícia dava sinal de alerta,portando um pandeiro então?! desocupados, vagabundos, hoje pode parecer estranho tudo isso, digo mais mulheres negras eram mucamas, ou amas de leite graças a elas na condição de domésticas na casa grande a senzala era abastecida, contam inclusive que  a feijoada ,prato popular na mesa dos brasileiros, veio desta época, explica se o fato dela  ser composta por "retalhos", pois, os senhores rejeitavam e nossos ancestrais com sabedoria aproveitavam enfim este cenário de 13 de maio hoje é substituído por novos ares, já podemos dirigir nossos próprios carros desde que com a documentação em dia, pelas cotas ou não estamos colorindo as universidades casais inter raciais ainda são raros mas a negritude desponta com clareza entre eles.
Podemos nos orgulhar dos lábios grossos antes chamados pejorativamente de beiços! já temos produtos para nossos cabelos crespos que já foram chamados de pixaim.O futebol nos deu dinheiro? se não! deu fama ou até um "rei" porem nossa ginga e talento  com a bola nos deu notoriedade, bastava ver um pretinho com um par de chuteira levantava se a esperança a musica esta também  nos ajudou afinal herdeiros de um povo musical, aperfeiçoamos o semba e ensinamos um, pais a  dançar e apreciar um ritmo contagiante que já derrubou barreiras  levando nossa cultura  a todo o mundo. A NEGRA NÃO É MULA! e nem mulata! ela é negra uma raça linda charmosa, representada dignamente.Existe algo mais belo do que um sorriso deste povo?.A  musica diz alem do sorriso um abraço, uma raça digna afinal não viemos aqui por opção fizemos daqui uma opção pois navio negreiro não era empresa de turismo, ralamos, sofremos,  de escravo a doutores!!!!. Tudo resolvido???.

Se  a luta social e principalmente a racial aqui não tomou os rumos dos E.U.A
devemos a   um  fator, a habilidade do povo negro em  "abrasileirar se" Zumbi foi o   símbolo e este mês comemora se a passagem deste grande líder que em vez de pregar o racismo  lutou pela sobrevivência dos desvalidos e com este exemplo  nos negros contemporâneos recusamos a comemorar  13 de maio  e propusemos a exaltação a este  líder, pois a reinserção social objetivo maior desenvolve se  paulatinamente ,combater a desigualdade racial ainda carece de mais porem o principal  já existe,  a consciência, brasileiros e negros  esta aí  a equação  a  ser resolvida e  podermos dizer
VALEU ZUMBI  e quem sabe participarmos de uma grande
kizomba

Nenhum comentário:

Postar um comentário